Poesia no ar

Durante o 1º trimestre letivo, a Profª. Naira Giani Scheid trabalhou com os alunos do 1ºAno do Colégio Tiradentes de Passo Fundo uma dinâmica voltada a despertar nos alunos o interesse e o gosto pela leitura de poesia, dinâmica esta que faz parte de sua pesquisa de dissertação do curso de Mestrado em Letras da UPF.

Diferentes metodologias estão sendo realizadas no decorrer do ano letivo, para que os alunos se familiarizarem com os textos poéticos e sintam-se motivados a lê-los, além de aprenderem sobre a vida e a obra de importantes poetas da nossa literatura.

A soltura de balões com poemas foi inspirada no trabalho que o poeta Sérgio Vaz realiza na periferia de São Paulo, onde coordena a Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia). Anualmente, os integrantes da Cooperifa reúnem-se e realizam o evento “Poesia no ar”, em que soltam balões contendo poemas.

Em uma das aulas, os alunos leram textos poéticos de Sérgio Vaz e viram imagens em que balões eram soltos com poemas, então ficaram entusiasmados para realizarem essa atividade no Colégio.

A professora, então, retirou do Mundo da Leitura (o Centro de Referência de Leitura e Multimeios da UPF) uma sacola contendo 30 livros de poesias. Os alunos puderam ler poemas de Mário Quintana, Sérgio Vaz, Manoel de Barros, Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Paulo Becker, Bruna Beber, Elisa Lucinda, entre outros. Após a leitura, escolheram um poema para ser copiado e colocado no balão.

Preocupados com a preservação ambiental, no verso da folha, os alunos escreveram um recadinho: “Você que recebeu o poema, colabore com o meio ambiente e dê o destino correto aos resíduos do balão. Muito obrigado!”